Giuliana, sempre foi apaixonada por fotografia, e tal atividade se aperfeiçoou quando iniciou a faculdade de Jornalismo. Neste espaço um pouco de sua produção fotográfica autoral.
Quando concluiu seu bacharelado, sua monografia "Olhares estrangeiros sobre o Canadá", retratou a vivencia de imigrantes e estudantes da cidade de Vancouver-CA, onde morou por alguns meses.
" Exatamente no dia 5 de dezembro de 2011, tracei o inicio de um caminho que m levaria a uma nova vida, numa outra cidade, num outro país. A partir dessa data, muita coisa mudou em minha vida. Posso dizer que não sou mais a mesma e que tudo que aprendi foi fundamental para a idealização deste livro.
Desde o principio, meu objetivo principal era retratar o Canadá por uma perspectiva jornalística e, simultaneamente poética, característica de um aperfeiçoamento que adquiri com as técnicas da fotografia e movida por um sonho e uma paixão de me tornar jornalista.
Viajar para Vancouver representou, para mim, muito mais do que uma nova experiência cultural. Vivi momentos inesquecíveis e conheci lugares que ficarão guardados em minha memoria para todo o sempre.
O Canadá tem muito a oferecer que, num pequeno período de viagem, já é possível viver experiências produtivas, que merecem ser revividas, principalmente pelo encantamento que o cenário proporciona.
Exponho neste livro- por meio das reportagens em conjunto com os ensaios fotográficos- o meu olhar sobre tudo o que vi e vivi, levando em conta toda a experiência acadêmica que tive nesses quatro anos de formação acadêmica e profissional na universidade.
Ter viajado com a proposta de realizar um Trabalho de Conclusão de Curso me permitiu conhecer a fundo a cultura canadense, procurando saber onde a realidade daquelas pessoas estava mais evidente. Conhecer a historia dessas pessoas, fazendo parte da vida de cada uma delas, foi uma experiência inesquecível, que me fez refletir sobre a vida, sobre os valores de cada pessoa e sobre as belezas da diversidade cultural.
Nesse aprendizado, abri minha visão para o mundo e tive a chance de me conhecer melhor, conhecendo Inter cambistas de outro países juntos na mesma experiência em um país diferente. Destaco como resultado dessa experiência este livro, como a reprodução do meu olhar sobre o Canadá, apurando a cada detalhe.
Cada pagina deste livro representa a minha trajetória nesse país tão rico, que me permitiu, em cada passo, marcar uma historia e a minha própria historia com cenas que ficaram gravadas em mim.
Em primeiro lugar agradeço a Deus, que me colocou neste caminho, me abençoando com a conquista e realização de um sonho e principalmente, me acolher em momentos de dificuldade, me ajudando a superar todos os obstáculos.
Agradeço a Rishma Vallani, pelo carinho e acolhida ao chegar á Vancouver. Tornar-se parte de minha vida ao vivenciar um importante papel, ser mãe. Ter me ajudado nos primeiros passos em um lugar desconhecido e ter feito dele, minha casa. Agradeço pelo carinho e atenção principalmente nos momentos difíceis como administrar a saudade de minha casa e minha família. A todos da família canadense, minha sincera e carinhosa lembrança, Hanif, Tanisha e Zihanna.
As fontes que colaboraram para a construção desse projeto. Ao amigo Cleber, ao me receber em alguns momentos com suas belíssimas qualidades intelectuais e criativas. Aos amigos da turma de 2012, que tornaram únicos todos os momentos vivenciados na faculdade e fora dela.
Agradeço a minha orientadora, Profa. Dra. Eliane Freire, pela grande influencia em minha formação profissional. Muito obrigada por toda a atenção dedicada a mim e a cada detalhe deste projeto. Agradeço o apoio e confiança depositada em cada situação que me incentivou e acreditou em minha capacidade.
Agradeço meu grande amor Otávio. Palavras jamais alcançarão meu reconhecimento de carinho e admiração por você, agradeço por todos nossos anos juntos e lembranças maravilhosas que nos momentos de saudade, tornaram-se motivos para continuar a busca de meus objetivos.
E por ultimo, agradeço todos os dias da minha vida por ter minha mãe Lani e meu pai Eduardo sempre ao meu lado, bem próximos a mim mesmo com tantas horas de diferença durante a viagem. Meus pais que acreditaram sempre neste projeto quando ele ainda era uma simples ideia.
Pai, obrigado pela oportunidade dada, incentivo de um futuro de conquistas e tudo que almejou para mim. Ser meu porto seguro e conforto que em qualquer parte do mundo que eu estivesse, poderia sentir. A minha mãe, minha fortaleza. Fazer da minha casa, meu lugar preferido do mundo, ser minhas pernas e minha coragem quando as próprias sofrem alguma falha no percurso.
Minha família, avó, tia, irmã e cunhado, a todos; o meu carinho e mais sincero muito obrigado. Divido com vocês esta conquista e realização."
Agradeço as Dificuldades
Obrigada em todos os momentos juntos
Giuliana Goeldi "
_*_*_*_*_*_*_*_*_
"Ainda não descobri os motivos que levaram Giuliana Goeldi a escolher-me para apresentar seu Trabalho de Conclusão de Curso, fiquei surpreso, porem feliz. Creio que a escolha de meu nome teria sido motivada pelo fato de nos termos duas coisas em comuns: o gosto pela fotografia e pelas viagens.
Creio que foi uma decisão muito feliz da Giuliana de fazer seu Trabalho de Conclusão do Curso de Jornalismo, um ensaio fotográfico, pois tem um olhar apurado, sua foto tem boa composição e luz correta e o leitor dotado de observação sutil não deixara de perceber sua capacidade de retratista da paisagem humana e social de pessoas das mais variadas origens que estão estudando no Canadá.
Seu trabalho consiste em uma grande reportagem com ensaio fotográfico de Inter cambistas no Canadá, imigrantes de varias partes do mundo, com suas experiências e características particulares, relacionadas aos seus estudos buscando aperfeiçoar o idioma através de viagens. Ela resgata a historia destes seis personagens, apresenta relatos e fotos destas pessoas focando os vários locais com que cada uma delas mais se identifica na belíssima cidade de Vancouver. Uma bela historia focada pelas lentes da Giuliana.
Sinto-me honrado por fazer este prefacio e por ter tido contato com todas as suas fotos e espero, para os leitores, que a visão deste ensaio traga inspiração e os estimulem a viajar e retratar o mundo."
Aguinaldo de Jesus
Produtor e Editor de fotografia
Universidade de Taubaté
_*_*_*_*_*_*_*_*_
"As migrações sempre marcaram a vida dos seres humanos.
Desde os mais remotos tempos, o homem foi expandindo sua presença no globo terrestre. Explorações geográficas eventuais, provavelmente em busca de alimento, se sucederam por milênios e acabaram fazendo surgir itinerários, isto é, trajetos previsíveis entre um lugar e outro. Com esse paulatino crescimento de caminhos e horizontes, os seres humanos ocuparam todos os continentes.
Nos últimos cinco séculos, a evolução cientifica permitiu a implantação de avanços tecnológicos geradores de meios de transporte mais eficientes e rápidos. A universalização da economia estimulou e, a um só tempo, resultou na construção de uma fantástica malha global de comunicações.
Mesmo m nível individual é notória a percepção do crescimento das facilidades para viagens. Ao longo de uma curta vida humana, foi possível sentir esse fenômeno. Uma viagem de São Paulo a Miami que me consumiram 17 horas 3m1963, hoje se reduzir a menos da metade desse tempo. Como os deslocamentos se tornaram mais fáceis, as viagens intercontinentais tornaram-se, agora, ate mesmo um item a mais no consumo de massa.
Dentro desse contexto, o trabalho “Olhares estrangeiros sobre o Canadá”, de Giuliana Goeldi Pereira da Silva, promete ser mais uma contribuição para o entendimento de como as culturas se encontram e se influenciam reciprocamente."
Antônio F. Costella
Escritor e Jornalista
Diretor da Casa de Xilogravura
Campos do Jordão-SP